Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Usando o paradigma de equivalência para aumentar a correspondência na fala de crianças com implante coclear na nomeação de figuras e na leitura / Using the equivalence paradigm to increase the correspondence of vocalizations by children with cochlear implant in picture naming and reading

Anastácio-Pessan, Fernanda Luz; Almeida-Verdu, Ana Claudia Moreira; Bevilacqua, Maria Cecília; Souza, Deisy das Graças de.
Psicol. reflex. crit ; 28(2): 365-377, abr.-Jun. 2015. tab, graf
Artigo em Português | LILACS, INDEXPSI | ID: lil-746596
Este estudo investigou os efeitos da formação de relações de equivalência entre palavras faladas, palavras impressas e figuras sobre a correspondência na fala de crianças com implante coclear em tarefas de nomeação de figuras e de leitura oral. Antes do estudo as crianças pronunciavam melhor as palavras quando liam do que quando nomeavam as figuras. Foram ensinados dois conjuntos de três relações entre palavras ditadas e as figuras correspondentes, entre as mesmas palavras ditadas e palavras impressas e entre sílabas ditadas e impressas. Sondas periódicas de nomeação das seis figuras e de leitura das palavras impressas, planejadas de acordo com um delineamento de linha de base múltipla entre conjuntos, eram realizadas antes e depois do ensino de cada tipo de relação condicional e do teste de formação de classes de equivalência de cada conjunto. As vocalizações na nomeação de figuras melhoraram progressivamente para cinco dos seis participantes ao longo do ensino do Conjunto 1 e para todos os participantes depois do ensino do Conjunto 2. Na leitura, as vocalizações também ficaram mais precisas. Os resultados estendem descobertas prévias sobre o potencial de procedimentos baseados no paradigma de equivalência de estímulos para a reabilitação da fala e da compreensão auditiva de indivíduos com implante coclear. (AU)
Biblioteca responsável: BR1.1