Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Depressão pós-parto: incidência e fatores de risco associados / Postpartum depression: incidence and risk factors associate

Guedes, Ana Carolina Emerenciano; Kami, Cinthia Tiemi; Cavalli, Laura Kolb de Vargas; Nicolaou, Stephanie Kosmos; Hess, Válery Baggio; Maluf, Eliane Mara Cesário Pereira.
Rev. med. (Säo Paulo) ; 90(3): 149-154, jul.-set. 2011. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-747280
As doenças psiquiátricas do pós-parto foram reconhecidas como transtorno específico há pouco tempo. São, por isso, pouco pesquisadas e de escasso conhecimento. Contudo, mostram-se de identificação importante pela morbidade e frequência com que acometem as puérperas. A prevalência de depressão pós-parto (DPP) é de 10-15%, com estudos apontando para 22%. Sua etiologia é multifatorial e inclui fatores biológicos, psicológicos e sociais, podendo durar até um ano após o parto. Buscou-se avaliar a incidência de DPP em puérperas no primeiro ano de pós-parto na cidade de Curitiba – PR, tentando ainda identificar as mudanças de humor ocorridas no pós-parto e os principais fatores de risco associados ao desenvolvimento da DPP. Aplicaram-se dois questionários, com o perfil socioeconômico e a Escala de Depressão Pós-Parto de Edimburgo, visando rastrear mães com sintomas compatíveis com DPP. Pontuações maiores ou iguais a 10 foram consideradas positivas e encaminhadas para avaliação com profissional especializado. Os dados foram avaliados estatisticamente pelo programa SPSS 10.0. Analisaram se 146 mães, com média etária de 28,97 anos e período de pós-parto majoritário de 3-6 meses. Houve predomínio de mães casadas, com ensino superior e renda de 4-6 salários mínimos. Um total de 31,5% das mães apresentou escore compatível com DPP, sem pico de incidência em relação ao período de pósparto. Relacionamento insatisfatório mostrou-se como fator de risco para DPP e ajuda insatisfatória como possível fator. Idade e escolaridade maternas, estado civil e renda, não mostraram relevância estatística. Encontrou-se média de casos compatíveis com DPP acima da descrita na literatura, entretanto, tal média apresenta-se com grande variação, evidenciado o caráter cultural e ambiental do transtorno.
Biblioteca responsável: BR66.1