Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O trabalho de enfermagem com clientes HIV/AIDS: potencialidade para o sofrimento psíquico / Nursing work with customers HIV/AIDS: psychic potential for suffering / El trabajo de enfermería con clientes de VIH/SIDA: potencial para el sufrimiento psíquico

Ferreira, Rita Elzi Seixas; Souza, Norma Valéria Dantas de Oliveira; Gonçalves, Francisco Gleidson de Azevedo; Santos, Déborah Machado dos; Pôças, Claudia Regina Menezes da Rocha.
Rev. enferm. UERJ ; 21(4): 477-482, out.-dez. 2013.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-747422
O presente estudo teve como objetivos identificar a percepção dos trabalhadores de enfermagem acerca das características do trabalho na unidade de doença infectocontagiosa e analisar sua potencialidade para o surgimento do sofrimento psíquico entre esses trabalhadores. Pesquisa de caráter qualitativo, descritivo, desenvolvida num hospital geral fluminense, especificamente na unidade de doença infectocontagiosa, com 13 profissionais de enfermagem. A coleta ocorreu de maio a agosto de 2010, através da entrevista semiestruturada. A técnica utilizada foi a análise temática de conteúdo. Verificaram-se discrepâncias entre o trabalho prescrito e o real, pois, além de não haver material e pessoal em quantidade e qualidade adequadas, a planta física da unidade estudada não era apropriada para o cuidado de enfermagem. Conclui-se que o trabalhador de enfermagem apresenta sofrimento psíquico devido à característica da organização laboral, ao processo de trabalho e à especificidade da clientela assistida.
Biblioteca responsável: BR1366.1