Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Ocorrência de quedas e índice de massa corporal em idosos / Falls occurrence and body mass index in elderly / Ocurrencia de caídas e índice de masa corporal en ancianos

Costa, Alice Gabrielle de Sousa; Costa, Francisca Bertília Chaves; Oliveira, Ana Railka de Souza; Silva, Viviane Martins da; Araujo, Thelma Leite de.
Rev. enferm. UERJ ; 21(4): 508-514, out.-dez. 2013. ilus, tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-747427
O objetivo do estudo foi comparar quatro grupos de idosos com e sem acidente vascular cerebral e quedas. Estudo do tipo caso-controle, desenvolvido na cidade de Fortaleza, em 2010. Dados coletados por entrevista através de um formulário que avaliou variáveis sociodemográficas, percepção de saúde e o índice de massa corporal de 60 idosos. Os grupos eram em maioria mulheres (66,7%), com média de idade de 69,86 a 71 anos. Os que sofreram acidente vascular cerebral apresentaram uma média de 1,4 eventos (±0,67), em um tempo médio de 5,6 anos (±7,5). Quanto aos grupos com quedas, o número de eventos foi ligeiramente maior naqueles com acidente vascular cerebral (1,4 ±0,63). A maioria referiu um estado de saúde regular e encontrava-se com sobrepeso ou obesidade. Conclui-se que os fatores de risco para quedas devem ser continuamente avaliados por profissionais qualificados, no intuito de manter favoráveis as condições de saúde do idoso.
Biblioteca responsável: BR1366.1