Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação da prevalência de infecções genitais em gestantes atendidas em consulta de enfermagem ginecológica / Evaluation of the prevalence of genital infections in pregnant women undergoing nursing consultation in gynecology / Evaluación de la prevalencia de infecciones genitales en embarazadasatendidas en consulta de enfermería ginecológica

Oliveira, Amanda Souza de; Lima, Thaís Marques; Campos, Fernanda Câmara; Bezerra, Karine de Castro; Oriá, Mônica Oliveira Batista; Damasceno, Ana Kelve de Castro.
Rev. enferm. UERJ ; 21(2): 228-233, abr.-jun. 2013. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-747447
O estudo teve como objetivo descrever as taxas de prevalência e o perfil clínico para infecções genitais em gestantes atendidas em Fortaleza-CE. Estudo transversal realizado com 60 gestantes, no Centro de Parto Natural Lígia Barros, janeiro e abril de 2011. Os dados foram coletados por meio de entrevista e exame ginecológico. A análise estatística utilizada foi o teste de Pearson (x²) e as associações foram consideradas significantes quando p<0,05. As infecções cérvico-vaginais e agentes etiológicos mais prevalentes foram a vaginose bacteriana (33,3%) e a Gardnerella (20,0%). Não houve associação entre as variáveis comportamento de risco com infecção genital. As infecções genitais foram associadas ao muco cervical anormal (p<0,05), teste das aminas (p<0,05) e pH anormal (p=0,01). Conclui-se que houve elevada prevalência de agentes patogênicos nas pacientes, confirmando a importância do acompanhamento pré-natal das gestantes para o diagnóstico e tratamento adequado dessas infecções.
Biblioteca responsável: BR1366.1