Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Atenção básica e infertilidade: conhecimento e prática de enfermeiros da estratégia saúde da família / Infertility in primary care from the perspective of nurses in the family health strategy / Atención primaria e infertilidad: conocimiento y práctica de enfermeros de la estrategia de salud familiar

Moura, Escolástica Rejane Ferreira; Vieira, Rebeca Pinho Romero; Dias, Andrezza Alves; Evangelista, Danielle Rosa; Américo, Camila Félix.
Rev. enferm. UERJ ; 21(2): 234-240, abr.-jun. 2013. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-747448
Avaliar conhecimento e prática de enfermeiros com relação à infertilidade na atenção básica. Estudo quantitativo, transversal, realizado com 171 enfermeiros do Sistema Municipal de Saúde de Fortaleza-CE, Brasil. Os dados foram coletados por meio de entrevista, de novembro/2009 a abril/2010. Para avaliar o conhecimento e a prática dos enfermeiros, foram utilizadas escalas tipo Likert. O sexo predominante foi o feminino, a idade e o tempo de atuação em planejamento familiar variaram de 25 a 53 anos e de menos de um a 23 anos, respectivamente. O nível de conhecimento de 100(58,5%) enfermeiros sobre o conceito de infertilidade foi limitado; de 169(99%) sobre tipos de infertilidade foi ausente; e 106(62%) e 65(57%) apresentaram, respectivamente, conhecimento limitado e prática ligeiramente adequada acerca das ações a serem oferecidas na atenção básica voltadas à infertilidade. Os enfermeiros necessitam de capacitações voltadas para a área de infertilidade.
Biblioteca responsável: BR1366.1