Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Processo clínico e integridade do cuidar em enfermagem de pessoas com câncer: investigação piloto / Clinical process and comprehensive care in nursing people with cancer: pilot study / Proceso clínico y integridad del cuidar en enfermería de personas con cáncer: investigación piloto

Santos, Iraci dos; França, Lindalva Roberta; Clos, Araci Carmen; Kestenberg, Célia Caldeira Fonseca; Silva, Alexandre Vicente da.
Rev. enferm. UERJ ; 21(1,n.esp): 587-593, 2013. ilus
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-748519
Este trabalho teve como objetivo testar o formulário Clinical caritas processes (CCP), visando a possibilidade de sua aplicação em equipe de enfermagem que cuida de clientes com câncer de cavidade bucal. Método descritivo e técnica de autorrelato desenvolvidos no Rio de Janeiro, Brasil, em agosto de 2012, aplicando-se um instrumento de produção de dados fundamentado na Teoria do Cuidado Transpessoal em 10 enfermeiros atuantes na área de oncologia. Os resultados apontaram a coerência do formulário com os aspectos do CCP de Watson, a clareza e homogeneidade das perguntas formuladas. Nos exemplos registrados pelos enfermeiros percebeu-se que nas suas práticas de cuidado, se incluem o toque, gestos de amor e gentileza na comunicação com o cliente, respeito às práticas espirituais, atenção às necessidades humanas, orientação ao bem-estar do cliente e promoção de ambiente terapêutico. Concluiu-se não haver necessidade de modificações no formulário, demonstrando-se a sua aplicabilidade à pesquisa sobre o CCP.
Biblioteca responsável: BR1366.1