Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perspectiva ética no cuidar em enfermagem pediátrica: visão dos enfermeiros / Ethical perspective in pediatric nursing care: a view by the nurses / Perspectiva ética en el cuidar en enfermería pediátrica: visión de los enfermeros

Rodrigues, Benedita Maria Rêgo Deusdará; Pacheco, Sandra Teixeira de Araújo; Dias, Midian Oliveira; Cabral, Josiane de Lima; Luz, Glaucia Ranquine; Silva, Taís Folgosa da.
Rev. enferm. UERJ ; 21(2,n.esp): 743-747, 2013.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-748564
O estudo teve por objetivo analisar compreensivamente como o enfermeiro insere a ética e a bioética no cuidado à criança e sua família no âmbito hospitalar. Estudo qualitativo respaldado na fenomenologia sociológica de Alfred Schütz. Os sujeitos foram nove enfermeiros de um hospital universitário do município do Rio de Janeiro. A entrevista fenomenológica foi utilizada para captar as falas com as questões Quando você cuida da criança e de sua família, o que você tem em vista com a ética nesse cuidar? E a bioética? A análise das falas propiciou o surgimento das categorias Respeitar a criança e Orientar o familiar acompanhante. Aponta o respeito às pessoas e a orientação como eixos da prática diária dos enfermeiros à criança hospitalizada. Ressalta-se a importância da apropriação da ética e bioética para subsidiar uma atuação mais crítica, coerente, compromissada e adequada à criança e sua família na perspectiva da dignidade humana.
Biblioteca responsável: BR1366.1