Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Representações sociais elaboradas por enfermeiros que cuidam de pessoas com HIV acerca de sua vulnerabilidade / Social representations about their own vulnerability developed by nurses caring for people living with HIV / Representaciones sociales elaboradas por enfermeros que cuidan de personas con HIV acerca de su vulnerabilidad

Santos, Érick Igor dos; Gomes, Antonio Marcos Tosoli; Oliveira, Denize Cristina de; Marques, Sergio Corrêa; Bernardes, Margarida Maria Rocha; Felipe, Ingryd Cunha Ventura.
Rev. enferm. UERJ ; 22(3): 303-308, mai.-jun. 2014.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-748598
O fenômeno da vulnerabilidade participa do cotidiano pessoal e profissional dos enfermeiros. Esta pesquisa teve por objetivo analisar as representações sociais elaboradas por enfermeiros que cuidam de pacientes com o Vírus da Imunodeficiência Humana acerca de sua própria vulnerabilidade. Trata-se de estudo qualitativo, descritivo e exploratório orientado pelo referencial teórico-metodológico da Teoria das Representações Sociais. Participaram, por meio de entrevista semiestruturada, 30 enfermeiros de um hospital público municipal do Rio de Janeiro. Na análise de conteúdo temática, operacionalizada pelo software QSR NVivo 9, tanto a vulnerabilidade quanto o empoderamento emergiram e, no todo, foram obtidas sete categorias. Conclui-se que a reconstrução sociocognitiva da vulnerabilidade e do empoderamento é diversificada e mutável em suas bases e produtos, e, em movimentos de balanço e contrabalanço, corporifica a díade vulnerabilidade-empoderamento.
Biblioteca responsável: BR1366.1