Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Segurança no desempenho e minimização de riscos em terapia intensiva: tecnologias duras / Safety performance and risk prevention in intensive care: hard technologies / Seguridad en el desempeño y minimización de riesgos en el cuidado intensivo: tecnologías duras

Perez Junior, Eugênio Fuentez; Oliveira, Elias Barbosa de; Souza, Norma Valeria Dantas de Oliveira; Lisboa, Márcia Tereza Luz; Silvino, Zenith Rosa.
Rev. enferm. UERJ ; 22(3): 327-333, mai.-jun. 2014.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-748602
Objetivou-se neste estudo analisar os fatores que influenciam a segurança no desempenho dos trabalhadores de enfermagem em terapia intensiva com a incorporação de tecnologias duras. Método qualitativo, descritivo, tendo como campo um centro de tratamento intensivo de um hospital universitário, situado no município de Niterói – RJ – Brasil. Utilizou-se a técnica de entrevista semiestruturada com 25 trabalhadores de enfermagem, em 2011. Aplicada a análise de conteúdo aos depoimentos chegou-se aos seguintes resultados: Os fatores que influenciam a segurança no desempenho dos trabalhadores em terapia intensiva com a incorporação de tecnologias duras são: os conhecimentos obtidos na formação sobre o cuidado do paciente crítico e as tecnologias em uso, a capacitação em serviço e o dimensionamento de pessoal. Conclui-se que há necessidade do gerenciamento das tecnologias duras em terapia intensiva com vistas à segurança no desempenho dos trabalhadores, à qualidade do serviço ofertado, ao bem-estar e à satisfação da equipe.
Biblioteca responsável: BR1366.1