Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Conhecimento sobre ressuscitação cardiopulmonar dos profissionais da saúde da emergência pediátrica / Knowledge of cardiopulmonary resuscitation among pediatric emergency staff / Conocimento sobre resucitación cardiopulmonar de los profesionales de salud de la emergencia pediátrica

Bertolo, Vanessa Fernandes; Rodrigues, Cléa Dometilde Soares; Ribeiro, Rita de Cássia Helú Mendonça; Cesarino, Claudia Bernardi; Souza, Lara Helk.
Rev. enferm. UERJ ; 22(4): 546-550, jul.-ago. 2014.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-748738
O objetivo deste estudo foi avaliar o conhecimento da equipe de saúde da emergência pediátrica sobre as novasdiretrizes de ressuscitação cardiopulmonar. Trata-se de um estudo descritivo, transversal, de análise quantitativa, que utilizou um questionário como instrumento de coleta de dados, realizado no mês de setembro de 2011. Foram 45 participantes: seismédicos, 10 residentes e sete internos da medicina, oito enfermeiros, um técnico e 13 auxiliares de enfermagem da emergência pediátrica, de hospital de ensino do interior Estado de São Paulo. Dos profissionais avaliados, 71,1% deles responderam que conheciam as novas diretrizes. A questão mais acertada foi a principal causa de parada cardiopulmonar na pediatria e a menosacertada relacionava a profundidade das compressões torácicas. Conclui-se que os resultados demonstraram a necessidade de intervenções de educação permanente para a melhoria da prática da ressuscitação cardiopulmonar.
Biblioteca responsável: BR1366.1