Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Term base for nursing practices with elderly women with HIV/AIDS / Banco de términos para la práctica de enfermería con mujeres mayores con VIH/SIDA / Banco de termos para a prática de enfermagem com mulheres idosas com HIV/aids

Siqueira, Márcia Cristina de Figueiredo; Bittencourt, Greicy Kelly Gouveia Dias; Nóbrega, Maria Miriam Lima da; Nogueira, Jordana de Almeida; Silva, Antonia Oliveira.
Rev. gaúch. enferm ; 36(1): 28-34, Jan-Mar/2015. graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: lil-748992
Objetivou-se elaborar um banco de termos para a prática de enfermagem com mulheres idosas com HIV/aids. Pesquisa descritiva documental realizada na Universidade Federal da Paraíba, de agosto/2012 a julho/2013, com base em uma lista de termos identificados a partir do "Plano Integrado de Enfrentamento da Feminização da Epidemia da aids e outras DSTs". Realizaram-se o mapeamento cruzado desses termos com os da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem 2011 e a confirmação de utilização desses termos na prática de enfermagem com 15 participantes. O banco foi constituído por 106 termos constantes e 69 termos não constantes na CIPE® 2011. Destaca-se a necessidade de reflexão acerca da assistência de enfermagem à mulher idosa com HIV/aids diante da mudança epidemiológica frente ao envelhecimento e à feminização da epidemia. O banco de termos contribuirá para a construção de enunciados de diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem para mulheres idosas com HIV/aids.
Biblioteca responsável: BR1.1