Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação da artéria cerebral média na restrição do crescimento fetal de início tardio / Assessment of middle cerebral artery in late fetal growth restriction

Coelho, Janaina Hildebrand; Martinelli, Silvio; Bittar, Roberto Eduardo; Francisco, Rossana Pulcineli Vieira; Zugaib, Marcelo.
Femina ; 42(2): 83-86, mar-abr. 2014. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-749121
Desde a última década, a restrição do crescimento fetal tem sido classificada em duas formas de início precoce e tardio. Este último, em geral, tem início após 32 semanas e cursa com maior morbidade perinatal. Um grande desafio nos dias atuais consiste na diferenciação dos fetos pequenos constitucionais dos restritos de início tardio. Apesar do Doppler da artéria umbilical ser normal em ambos os casos, nas formas tardias de restrição de crescimento fetal, outros parâmetros podem estar associados a resultados perinatais adversos e à morbidade neurológica. Entre eles, destacam-se as alterações do Doppler da artéria cerebral média e a relação cérebro-placentária. Vários estudos foram publicados utilizando estes parâmetros no seguimento de fetos com restrição de crescimento fetal tardia, mas ainda as evidências não se mostram suficientes para a sua incorporação na prática clínica.(AU)
Biblioteca responsável: BR1.1