Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Análisis evolutivo del concepto de adaptación a la diabetes tipo 2 / Evolutionary Analysis of the Concept of Adaptation to Type 2 Diabetes / Análise evolutiva do conceito de adaptação à diabete tipo 2

Castro-Espinoza, José Martín; Gallegos-Cabriales, Esther C; Frederickson, Keville.
Aquichan ; 15(1): 52-59, ene.-mar. 2015.
Artigo em Espanhol | LILACS, BDENF, COLNAL | ID: lil-749450
O conceito de adaptação tem diferentes aplicações e acepções. Em pessoas que vivem com diabete tipo 2 (DT2), se associa com a observância do tratamento e o controle glicêmico. É utilizado frequentemente na literatura de saúde, mas não está claro o que significa em pessoas que vivem com essa doença; por isso, o propósito desta pesquisa foi analisar o conceito de adaptação à DT2.

Metodología:

utilizou-se o método de análise evolutiva de conceito de Rodgers. Os dados se codificaram por autor (16 em total), palavras-chave, antecedentes, atributos e consequências, conceitos relativos e substitutos. O guia da análise respondeu a três perguntas como o autor define o conceito? Que características ou atributos são estabelecidos? Que ideia o autor dá sobre o conceito?

Resultados:

o conceito de adoção mostra atributos que permitem defini-lo como um processo que se apresenta em três fases reação, assimilação e resposta. Os antecedentes correspondem a condutas prévias ao processo; os resultados incluem desafios e mudanças.

Conclusões:

os atributos, os antecedentes e as consequências oferecem guias para a pesquisa. É necessário ampliar o estudo no contexto do lar, da família, do trabalho e do hospital.
Biblioteca responsável: CO243.1