Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Occupational risk of spotted fever: an evaluation of knowledge, attitudes and prevention practices among veterinary medicine students

Barros-Silva, Priscilla Martins Rafael; Fonseca, Lidsy Ximenes; Carneiro, Maria Elisa; Vilges, Keline Medeiros de Araujo; Oliveira, Stefan Vilges de; Gurgel-Gonçalves, Rodrigo.
Rev. patol. trop ; 43(4): 389-397, 2014. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-752780
A febre maculosa (FM) é uma riquetsiose transmitida por carrapatos que, no Brasil, acomete principalmente a população economicamente ativa. O risco ocupacional atribuído aos profissionais veterinários, biólogos e tratadores de animais se deve à exposição aos vetores da doença. O presente estudo avalia os conhecimentos sobre a FM, as atitudes e práticas preventivas contra a doença emum grupo de estudantes de medicina veterinária. Uma análise descritiva foi realizada com 173 alunos de uma instituição de ensino superior privado do Distrito Federal. Os participantes foramquestionados sobre seus conhecimentos em relação à FM, suas atitudes ao encontrar carrapatos nocorpo, práticas relacionadas ao manuseio dos carrapatos, bem como o tratamento e a prevençãoda doença. Os resultados mostraram que 84 por cento dos entrevistados já ouviram falar da FM. Quase a metade respondeu que a FM é uma doença transmitida por carrapato. A maioria conhecia os métodos de prevenção e o mais citado foi o tratamento dos animais com carrapaticidas. Quanto às atitudes relacionadas à FM, predominou a declaração de que removiam carrapatos com as mãos. Nenhumdos entrevistados usou equipamento de proteção adequado quando exposto ao vetor. Embora a população esteja bem informada sobre a FM e suas medidas preventivas, tal conhecimento não serefletiu na implementação de práticas de prevenção.
Biblioteca responsável: BR15.1