Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Frequency Modulation System and speech perception in the classroom: a systematic literature review / Sistema de Frequência Modulada e percepção da fala em sala de aula: revisão sistemática da literatura

Bertachini, Ana Lívia Libardi; Pupo, Altair Cadrobbi; Morettin, Marina; Martinez, Maria Angelina Nardi; Bevilacqua, Maria Cecília; Moret, Adriane Lima Mortari; Balen, Sheila Andreoli; Jacob, Regina Tangerino de Souza.
CoDAS ; 27(3): 292-300, May-Jun/2015. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-753100

OBJETIVO:

Esta revisão teve como objetivo apresentar os benefícios, em relação à percepção de fala no ruído, que crianças usuárias de aparelho de amplificação sonora individual e/ou implante coclear demonstram com o Sistema de Frequência Modulada (FM) na escola. ESTRATÉGIA DE PESQUISA Foi realizado levantamento bibliográfico conduzido em base eletrônica de dados com busca padronizada até o ano de 2012 e busca manual, utilizando palavras-chave específicas. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Para a seleção e avaliação dos estudos científicos levantados na busca, foram estabelecidos critérios contemplando os aspectos tipo de estudo, participantes, intervenção adotada e avaliação dos resultados. ANÁLISE DOS DADOS Foi possível verificar que o Sistema de FM melhora a percepção de fala e o limiar de fala no ruído, sendo esses resultados encontrados em todos os estudos.

RESULTADOS:

Em relação ao desempenho quanto ao tipo, os melhores resultados foram obtidos quando as crianças utilizavam o Sistema de FM pessoal, seguido pelo de mesa e o campo livre.

CONCLUSÃO:

Após a extensa revisão da literatura nacional e internacional, foi possível concluir que os estudos indicam a necessidade de pesquisas voltadas principalmente ao impacto do Sistema de FM no desempenho escolar de crianças usuárias de dispositivos sensoriais acoplados ao Sistema de FM. O que foi encontrado na literatura específica quanto às publicações voltadas à questão da percepção de fala no ruído não relacionaram os aspectos educacionais e auditivos. .
Biblioteca responsável: BR1.1