Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perfil das hospitalizações para o tratamento agudo de crianças e adolescentes queimados, 2005-2010 / Hospitalization profile for acute treatment of burned children and adolescents, 2005-2010

Pedro, Iara Cristina da Silva; Rinaldi, Mariana Lelé; Gonçalves, Natália; Rossi, Lídia Aparecida; Farina Junior, Jayme Adriano; Nascimento, Lucila Castanheira.
Rev. bras. queimaduras ; 13(3): 154-160, jul-set. 2014. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-754553

Objetivo:

O objetivo deste estudo foi descrever o perfil das hospitalizações para tratamento agudo de criança e adolescente queimados, entre zero e 19 anos de idade, em um Centro de Tratamento de Queimaduras (CTQ) localizado no interior paulista, entre 2005 e 2010.

Método:

Estudo descritivo e retrospectivo, que teve como fonte de informação dados secundários, a partir de um registro sistematizado de controle interno do CTQ. As variáveis estudadas foram número e tempo de internação para tratamento agudo, idade, sexo, etiologia das queimaduras e área da superfície corporal queimada.

Resultados:

Identificaram-se 204 internações, sendo 60% do sexo masculino. A maioria das queimaduras ocorreu entre zero e 3 anos de idade, sendo a escaldadura o principal agente causador; enquanto que, dos 4 aos 19 anos, foram os líquidos inflamáveis.

Conclusão:

A caracterização das internações forneceu subsídios, contribuindo para dar visibilidade a esse agravo e motivar planejamento de ações, especialmente relacionadas à prevenção de queimaduras.
Biblioteca responsável: BR30.1