Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Educação em Saúde: uma estratégia na prevenção das doenças cardiovasculares / Health Education: a strategy in preventing cardiovascular diseases / Educación em Salud: uma estrategia em la prevención de las enfermidade

Sousa, Alexandre Araujo Cordeiro de; Cunha, Bruna Camarotti Moreira da; Bezerra, Sara Taciana firmino; Silva, Lucia de Fatima da; Guedes, Maria Vilani Cavalcante.
Rev. paul. enferm ; 28(4): [35-41], out. 2009. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-755280
o estudo aborda a educação em saúde como estratégia na prevenção do adoecimento cardiovascular. O objetivo foi analisar a implementação de pratica educativa com estudantes do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA). Desenvolveu-se uma investigação do tipo pesquisa-ação em uma escola pública de Fortaleza-CE,entre julho e agosto de 2007. Nove alunos participaram do estudo, as quais compareceram assiduamente aos encontros. Grupos focais foram realizados e formulários foram preenchidos com vistas a elaborar um panorama sociodemográfico. Os dados foram organizados em categorias de analise. Foram considerados os preceitos ético-legais. Dentre os participantes, cinco eram mulheres, sets tinham idade entre 18 e 30 anos, sete referiram renda familiar inferior a um salário mínimo, sete eram solteiros e seis possuiam pelo menos um filho. lnicialmente, constatou-se que os estudantes apresentaram um conhecimento de senso comum sobre a temática. Após as oficinas de educação em saúde, observou-se um considerável avanço no conhecimento acerca do sistema cardiovascular, seus agravos e fatores de risco. Com isso, percebeu-se a educação em saúde como processo contínuo, importante estratégia na diminuição de riscos e consequente redução na morbimortalidade.
Biblioteca responsável: BR599.1