Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Higiene e saúde mental: o cuidado com o corpo na intervenção clínica de um CAPSI / Higiene y salud mental: el cuidado con el cuerpo en la intervención clínica de un CAPSI / Hygiene and mental health: body care in the clinical intervention in a CAPSI

Aguiar Júnior, Valdinei Santos de; Oliveira, Adriana Maria de; Araújo, Lília Cláudia Almeida de.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 7(2): 2582-2590, abr.-jun. 2015.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: lil-755392

Objetivo:

relatar a experiência da higiene pessoal como aspecto da intervenção clínica de um Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi) no estado do Rio de Janeiro.

Método:

trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, organizado em dois momentos no primeiro foi criada uma oficina com os responsáveis, composta por psicólogos, equipes de enfermagem, farmacêuticos, médicos e equipe de odontologia (os dois últimos como convidados da unidade básica de saúde); no segundo foram identificados problemas/limitações, assim como a necessidade da criação de estratégias que sustentassem a participação dos responsáveis nas oficinas.

Resultados:

evidenciou-se uma baixa adesão dos pais, levando-nos a pensar outras ações mais efetivas.

Conclusão:

espera-se que este estudo possa trazer importantes reflexões acerca de estratégias para a saúde mental na atenção básica e contribuir para a prática do CAPSi.
Biblioteca responsável: BR1208.1