Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Saberes e práticas de docentes de enfermagem sobre o diagnóstico de respostas humanas / Conocimientos y prácticas de los docentes de enfermería acerca del diagnóstico de respuestas humanas / Knowledge and practices of nursing teachers about diagnosis of human responses

Pereira, Jamelson dos Santos; Lira, Ana Luisa Brandão de Carvalho; Oliveira, Ana Márcia de.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 7(2): 2628-2638, abr.-jun. 2015.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: lil-755393

Objetivo:

Objetivou-se discutir os saberes e práticas dos docentes de um Curso de Graduação em Enfermagem sobre o diagnóstico de respostas humanas.

Método:

Estudo qualitativo, realizado durante os anos de 2010 e 2012, com catorze docentes da graduação em enfermagem, atuantes em uma Faculdade localizada na cidade de Juazeiro do Norte - CE. Os dados foram coletados através de uma entrevista, mediante a assinatura do termo de anuência pelos participantes.

Resultados:

Os sujeitos concebem o diagnóstico como o julgamento clínico do enfermeiro sobre as necessidades humanas básicas do indivíduo. Os docentes inserem o tema do diagnóstico as suas atividades pedagógicas, conforme as peculiaridades de cada disciplina curricular.

Conclusão:

Aventa-se que os docentes aprimorem os seus saberes sobre o diagnóstico de respostas humanas e introduzam, efetivamente, a temática ao seu fazer pedagógico.
Biblioteca responsável: BR1208.1