Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Cuidados de enfermagem aos clientes com úlceras venosas uma revisão integrativa da literatura / Cuidados de enfermería para clientes con úlceras venosas una revisión integral de la literatura / Nursing care to clients with venous ulcers an integrative review of the literature

Jesus, Patrícia Britto Ribeiro de; Brandão, Euzeli da Silva; Silva, Carlos Roberto Lyra.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 7(2): 2639-2648, abr.-jun. 2015. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: lil-755400

Objetivo:

Descrever os cuidados de enfermagem recomendados na literatura aos clientes com úlcera venosa.

Método:

Revisão integrativa da literatura nas bases BVS, LILACS, MEDLINE e SCIELO. Selecionados10 artigos, baseando-se nos critérios de inclusão.

Resultados:

A análise dos artigos resultou nas categorias temáticas importância do enfermeiro na avaliação do cliente com úlcera venosa e estratégias utilizadas no cuidado de clientes com úlceras venosas. A primeira aborda que as ações do enfermeiro vão além da realização de curativos, exigindo a avaliação do cliente em sua integralidade; na segunda, as estratégias de tratamento.

Conclusão:

A análise dos artigos evidenciou a preocupação em relação à avaliação do cliente em sua integralidade. Apesar da diversidade de tecnologias apresentadas na literatura, evidencia se a necessidade realizar pesquisas com níveis de evidência significativos, visando a otimização do tempo de cicatrização, prevenção de recidivas, estímulo ao autocuidado e conforto do cliente.
Biblioteca responsável: BR1208.1