Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Nursing Doctorates in Brazil: research formation and theses production / Doutorado em Enfermagem no Brasil: formação em pesquisa e produção de teses / Doctorado en Enfermería en Brasil: formación en investigación y producción de tesis

Scochi, Carmen Gracinda Silvan; Gelbcke, Francine Lima; Ferreira, Márcia de Assunção; Lima, Maria Alice Dias da Silva; Padilha, Katia Grillo; Padovani, Nátali Artal; Munari, Denize Bouttelet.
Rev. latinoam. enferm. (Online) ; 23(3): 387-394, May-June 2015. tab, ilus
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: lil-755941
<h2>OBJETIVO:</h2>

analisar a formação dos doutores em enfermagem no Brasil, a partir da produção de teses, das disciplinas e outras estratégias com foco em pesquisa oferecidas pelos cursos.

<h2>MÉTODO:</h2>

estudo descritivo e analítico do desempenho de 18 cursos de doutorado da área de Enfermagem, funcionando no período de 1982 a 2010, que tiveram teses defendidas entre 2010-2012.

<h2>RESULTADOS:</h2>

foram defendidas 502 teses no período, a maioria vinculada à linha de pesquisa processo de cuidar em saúde e enfermagem. Existem lacunas na produção de conhecimento sobre fundamentos teórico-filosóficos do cuidar, história de enfermagem e ética. Também há fragilidades no delineamento metodológico das teses, com predominância de estudos descritivos e/ou exploratórios. Observou-se consonância com os padrões internacionais estabelecidos no que se refere à proposição de disciplinas de pesquisas e de estratégias complementares na formação do doutor.

<h2>CONCLUSÃO:</h2>

apesar dos esforços e avanços na formação em pesquisa, é fundamental expandir-se na proposição de projetos mais robustos e de maior impacto na produção de conhecimento que sejam incorporados à prática.

.
Biblioteca responsável: BR1.1