Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Construction and validation of indicators and respective definitions for the nursing outcome Swallowing Status / Construção e validação dos indicadores e suas definições para o resultado de enfermagem Estado da deglutição / El ambiente vivo, dinámico y complejo de cuidados en una Unidad de Terapia Intensiva

Oliveira, Ana Railka de Souza; Araujo, Thelma Leite de; Carvalho, Emilia Campos de; Costa, Alice Gabrielle de Sousa; Cavalcante, Tahissa Frota; Lopes, Marcos Venícios de Oliveira.
Rev. latinoam. enferm. (Online) ; 23(3): 450-457, May-June 2015. tab, ilus
Artigo em Inglês | BDENF, LILACS | ID: lil-755953
<h2>OBJETIVO:</h2>

construir e validar por especialistas e clinicamente os indicadores para o resultado de enfermagem Estado da deglutição e suas definições conceituais e operacionais em pacientes após acidente vascular cerebral.

<h2>MÉTODO:</h2>

estudo metodológico, com análise de conceito e validações de conteúdo e clínica. Verificou-se o Índice de Validade de Conteúdo para as notas atribuídas por 11 especialistas aos indicadores revisados. Na validação clínica, examinaram-se 81 pacientes por duas duplas de enfermeiros, uma usando instrumento com as definições construídas e outra com instrumento sem definições. As avaliações foram comparadas pelo Coeficiente de Correlação Intraclasse, teste de Friedman e Diferença Mínima Significante.

<h2>RESULTADOS:</h2>

exceto o indicador Captura do alimento, todos apresentaram Índice de Validade de Conteúdo superior a 0,80. A dupla de enfermeiros com instrumento contendo as definições construídas apresentou Coeficiente de Correlação Intraclasse superior a 0,80 para todos os indicadores e pelo cálculo da Diferença Mínima Significante houve similaridade entre todas as avaliações. Na dupla que estava sem as definições elaboradas, o coeficiente foi baixo (ρ<0,75) para todos os indicadores.

<h2>CONCLUSÃO:</h2>

os dados evidenciaram aumento na uniformidade e acurácia entre as avaliações dos enfermeiros ao utilizar as definições conceituais e operacionais para os indicadores do resultado de enfermagem Estado da deglutição.

.
Biblioteca responsável: BR1.1