Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Risk factors for cardiovascular diseases in adolescents / Factores de riesgo para la enfermedad cardiovascular en adolescentes / Fatores de risco para doenças cardiovasculares em adolescentes

Rodrigues, Naira Lígia de Araújo; Lima, Luisa Helena de Oliveira; Carvalho, Elaine de Sousa; Vera, Paula Valentina de Sousa; Frota, Karoline de Macêdo Gonçalves; Lopes, Marcos Venícios de Oliveira; Oliveira, Edina Araújo Rodrigues.
Invest. educ. enferm ; 33(2): 315-324, May-Aug. 2015. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: lil-760932
Objetivo. Identificar os fatores de risco para doenças cardiovasculares em adolescentes. Metodologia. Estudo descritivo do tipo transversal, realizado de maio a setembro de 2012, nas escolas públicas do município de Picos (Estado de Piauí, Brasil). A amostra foi composta por 320 adolescentes, de 10 a 19 anos. Resultados. Com relação ao sexo, 60% eram feminino. No que diz respeito aos valores pressóricos, 15.3% dos participantes apresentaram valores de pressão arterial alterados (6.9% com hipertensão arterial) e com relação ao estado nutricional, 15.6% apresentaram sobrepeso e 5.3% obesidade, em nenhuma das variáveis se observou diferenças estatisticamente significativas por sexo. Encontrou-se correlação entre as variáveis antecedentes familiares de hipertensão arterial com circunferência do braço e prega cutânea tricipital; escolaridade materna com prega cutânea tricipital e pressão arterial diastólica; tempo de atividade com índice de massa corporal, circunferência do braço, relação cintura-quadril e frequência cardíaca; peso ao nascer com índice de massa corporal e circunferência do braço. Conclusão. Uma proporção importante dos adolescente pesquisados apresentou fatores de risco para doenças cardiovasculares. A enfermagem deve conduzir a adoção de intervenções que promovam a melhoria do estilo de vida saudável na adolescência, evitando assim, não só a doença cardiovascular, mas também outras doenças crônicas que podem ser desenvolvidas.
Biblioteca responsável: CO103.1