Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Gerenciamento do cuidado de enfermagem à criança em condição crônica hospitalizada / Gestión de atención de enfermería a niños hospitalizados con condición crónica / Nursing care management for children hospitalized with chronic conditions

Silva, Thiago Privado da; Silva, Marcelle Miranda da; Valadares, Glaucia Valente; Silva, Ítalo Rodolfo; Leite, Joséte Luzia.
Rev. bras. enferm ; 68(4): 641-648, jul.-ago. 2015.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-761103
RESUMO

Objetivo:

compreender as interações do enfermeiro na prática do gerenciamento do cuidado de enfermagem à criança em condição crônica hospitalizada.

Método:

foram utilizados como referenciais teórico e metodológico, respectivamente, o Pensamento Complexo e a Grounded Theory. Participaram do estudo 18 sujeitos organizados em três grupos enfermeiros, técnicos de enfermagem e familiares. A técnica empregada para a coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. A análise dos dados seguiu as três etapas de codificação aberta, axial e seletiva.

Resultados:

a categoria "Necessitando gerenciar o cuidado de enfermagem à criança em condição crônica na Unidade de Internação Pediátrica" e suas respectivas subcategorias apresentam as complexas vinculações intersubjetivas estabelecidas pelo enfermeiro que sustentam a prática do gerenciamento do cuidado de enfermagem.

Conclusão:

nota-se dificuldade dos profissionais de enfermagem em interagir com o familiar da criança e na implementação do processo gerencial de cuidado, a dialógica ordem/desordem/interação/organização.
Biblioteca responsável: BR1.1