Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Immunohistochemical study of the canonical and non-canonical Wnt signaling pathway in colorectal carcinoma and non-neoplastic mucosa / Estudo imunoistoquímico da via de sinalização canônica e não canônica da proteína Wnt em carcinoma colorretal e em mucosa não neoplásica

Ramos, Rodrigo Felippe; Oshima, Celina Tizuko Fujyiama; Gomes, Thiago Simão; Mader, Ana Maria Amaral Antonio; Alves, Caio Dal Moro; Waisberg, Jaques.
J. coloproctol. (Rio J., Impr.) ; 35(3): 156-161, July-Sept. 2015. tab, ilus
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-761638
O câncer colorretal está ligado a várias vias de sinalização, como a via Wnt. Nosso objetivo é detectar e verificar a integridade das proteínas da via de sinalização Wnt no carcinoma colorretal e no tecido colorretal não neoplásico. Sessenta e quatro pacientes com carcinoma colorretal forneceram amostras de neoplasia e tecidos não neoplásicos, que foram colocadas em blocos de tissue microarray e submetidas à análise imuno-histoquímica. Os anticorpos primários utilizados foram Wnt-1, Wnt-2, Wnt-5a Frizzled-1, Frizzled-5 e axina. A imunoexpressão da proteína Wnt-2 foi significativamente menor no tecido tumoral e a imunoexpressão da proteína axina foi significativamente superior no tecido do tumor. Não houve diferença significativa na expressão de Wnt-1, Wnt-5a, frizzled-1 e nas proteínas Frizzled 1 e 5 em ambos os tecidos. A maior expressão de Wnt-2 da proteína no tecido colorretal não neoplásico sugere a participação desta proteína durante o estágio de hiperproliferação da mucosa colorretal. O aumento da imunoexpressão da proteína axina no tumor colorretal sugere uma diminuição na formação do complexo de destruição da proteína beta-catenina. (AU)
Biblioteca responsável: BR545.3