Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

An experimental study of an educational intervention to promote maternal self-efficacy in breastfeeding / Estudo experimental de uma intervenção educativa para promover a autoeficácia materna na amamentação / Estudio experimental de una intervención educativa para promover la autoeficacia materna en el amamantamiento

Dodt, Regina Cláudia Melo; Joventino, Emanuella Silva; Aquino, Priscilla Souza; Almeida, Paulo César; Ximenes, Lorena Barbosa.
Rev. latinoam. enferm. (Online) ; 23(4): 725-732, July-Aug. 2015. tab, ilus
Artigo em Inglês | BDENF, LILACS | ID: lil-761694
Resumo

Objetivo:

construir, validar e avaliar uma intervenção educativa, utilizando oflip-chartintitulado "Eu consigo amamentar meu filho".

Método:

estudo experimental utilizando um pré-teste, intervenção e teste posterior, bem como um grupo de controle. Um total de 201 mulheres, as quais haviam sido hospitalizadas imediatamente, a pelo menos 6 horas, após o parto. As mães foram atribuídas aos grupos de intervenção (100 mulheres) ou de controle (101 mulheres), de acordo com a duração da internação. A eficácia do flip-chartfoi avaliada com a aplicação da Escala de Autoeficácia de Amamentação (um pequeno formulário) na admissão, quando tiveram alta e por telefone dois meses após o parto. Os grupos de intervenção e de controle mostraramse semelhantes quanto às variáveis sociodemográficas, obstetrícias e ginecológicas.

Resultados:

a intervenção foi benéfica, já que as mães do grupo de intervenção tiveram pontuações altas de autoeficácia, mais mães continuaram a amamentar e mantiveram um período maior de amamentação exclusiva, tanto quando obtiveram alta quanto dois meses após o parto, apresentando associações estatisticamente significativas.Conclusõeseste estudo experimental avaliou a estratégia educacional mediada por meio doflip-chartintitulado "Eu consigo amamentar meu filho" como sendo eficaz no aumento da autoeficácia e da duração da amamentação.
Biblioteca responsável: BR1.1