Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Influence of spirituality, religion and beliefs in the quality of life of people with spinal cord injury / Influencia de la espiritualidad, religión y creencias en la calidad de vida de las personas con lesión medular / Influência da espiritualidade, religião e crenças na qualidade de vida de pessoas com lesão medular

Magalhães, Samira Rocha; Carvalho, Zuila Maria de Figueiredo; Andrade, Luciene Miranda de; Pinheiro, Ana Karina Bezerra; Studart, Rita Mônica Borges.
Texto & contexto enferm ; 24(3): 792-800, July-Sept. 2015. tab, ilus
Artigo em Inglês | BDENF, LILACS | ID: lil-761731
Objetivou-se avaliar a influência da espiritualidade, religiosidade e crenças pessoais na qualidade de vida de pessoas com lesão medular. Estudo de abordagem quantitativa, exploratória de corte longitudinal. A coleta de dados de 49 pessoas com lesão medular ocorreu em duas fases, no hospital e no domicílio, e foi conduzida por meio da aplicação do instrumento de Avaliação de Qualidade de Vida - Espiritualidade, Religião e Crenças Pessoais (WHOQOL-SRPB). Foram realizadas análises exploratórias mediante uso de distribuições de frequências univariadas e medidas descritivas; validação da consistência interna e cálculo dos escores das dimensões da escala. Os resultados demonstraram que as dimensões relacionadas à espiritualidade, religiosidade e crenças pessoais, adotadas pelos pacientes como estratégias para melhoria da sua qualidade vida, confirmaram-se a partir dos altos escores obtidos nos domínios do WHOQOL-SRPB em ambas as fases; houve diferenças apenas nas dimensões Sentido da vida e Força espiritual. Espera-se que este estudo possa despertar para a relevância do cuidado espiritual e emocional.
Biblioteca responsável: BR17.1