Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Condições de produção do discurso de enfermeiros na prática educativa com adolescentes / Conditions of discourse production by nurses in educational practice with adolescents / Condiciones de producción del discurso de enfermeros en la práctica educativa con adolescentes

Coelho, Manuela de Mendonça Figueirêdo; Miranda, Karla Corrêa Lima; Gomes, Antônio Marcos Tosoli; Silveira, Lia Carneiro.
Rev. enferm. UERJ ; 23(1): 9-14, jan.-fev. 2015.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-762089
Objetivou-se compreender as condições de produção de discurso que subsidiam as enunciações de enfermeiros na prática de educação em saúde com adolescentes. Utilizou-se referencial teórico da Análise de Discurso Francesa sob a leitura de Orlandi. Estudo de abordagem qualitativa, realizado entre maio e agosto de 2012, guiado pelo Método Criativo e Sensível. Os dados foram coletados por entrevista semiestruturada, direcionados pelas questões norteadoras propostas na dinâmica de criatividade e sensibilidade, com 15 enfermeiros da estratégia saúde da família de município da região metropolitana de Fortaleza-CE, Brasil, vinculados às escolas cadastradas pelo Programa Saúde nas Escolas. Concluiu-se que a constituição imaginária que mantém a abordagem educativa tradicional delineia as condições de produção de discurso de enfermeiros que educam. Estes mantêm a percepção de que o adolescente deve ser educado como ser destituído de desejos e subjetividades, e amparam-se no Programa Saúde nas Escolas como política de incentivo à clínica biológica.
Biblioteca responsável: BR1366.1