Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O estresse do trabalhador de enfermagem: estudo em diferentes unidades de um hospital universitário / The stress of nursing workers: study in different units of a university hospital / El estrés de trabajadores de enfermería: estudio en diferentes unidades de un hospital universitario

Kestenberg, Celia Caldeira Fonseca; Felipe, Ingryd Cunha Ventura; Rossone, Felipe de Oliveira; Delphim, Livia Moreira; Teotonio, Michele Costa.
Rev. enferm. UERJ ; 23(1): 45-51, jan.-fev. 2015. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-762095
Este estudo objetivou discutir o nível de estresse oriundo do trabalho dos profissionais de enfermagem de três unidades de um hospital universitário no Rio de Janeiro. Realizado de janeiro a dezembro de 2011, trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa. Participaram 85 profissionais do ambulatório central, do centro de tratamento intensivo geral e de duas enfermarias de clínica médica do hospital. A avaliação do estresse foi realizada através do Inventário de Sintomas de Stress de Lipp (ISSL) e a mensuração da exposição aos fatores estressores do ambiente de trabalho, através do Inventário de Avaliação de Fatores Estressores Subjetivos (IAFES), construído para este estudo. Constatou-se que 56,5% dos participantes apresentavam estresse e 49,4% encontravam-se na fase de resistência. Identificou-se que 68,5% dos participantes apresentaram média a alta exposição aos fatores estressores laborais. Percebeu-se a necessidade de ações que visem reduzir fatores passíveis de intervenção, além de pesquisas que abordem esta temática.
Biblioteca responsável: BR1366.1