Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Adoecimento por hipertensão arterial e diabetes mellitus: concepções de um grupo de pacientes hospitalizados / Conceptions of illness from hypertension and diabetes mellitus among a group of hospital inpatients / Adolecer por hipertensión arterial y diabetes mellitus: conceptos de un grupo de pacientes hospitalizados

Souza, Natália Pimentel Gomes; Oliveira, Glória Yanne Martins de; Girão, Ana Lívia Araújo; Souza, Lívia Marques; Maniva, Samia Jardelle Costa de Freitas; Freitas, Consuelo Helena Aires de.
Rev. enferm. UERJ ; 23(1): 52-57, jan.-fev. 2015.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-762096
Objetivou-se identificar as necessidades de aprendizado em saúde de pacientes hipertensos e diabéticos hospitalizados. Estudo descritivo, realizado com 10 pacientes internados em um hospital público da cidade de Fortaleza-CE, nos meses de setembro a dezembro de 2011, por meio de entrevista semiestruturada e observação de campo. Os pacientes possuíam elevado grau de dependência e incapacidades graves, além de déficit de conhecimento relacionado às patologias, levando à falta de adesão ao tratamento. O acidente vascular cerebral foi a principal complicação clínica. A terapêutica não medicamentosa foi citada como importante, contudo a medicamentosa melhor simboliza o autocuidado para os pacientes. Concluiu-se que o enfermeiro deve implementar educação em saúde no plano de cuidados a essa clientela.
Biblioteca responsável: BR1366.1