Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Consulta de enfermagem ao cliente hipertenso na estratégia saúde da família / Nursing consultation to hypertensive patients in family health strategy / Consulta de enfermería al cliente hipertenso en la estrategia salud de la familia

Sousa, Antônia Sylca de Jesus; Marques, Marilia Braga; Moreira, Thereza Maria Magalhães; Araújo, Ana Danúsia Izidório Rodrigues de; Silva, Ana Zaira da; Machado, Ana Larissa Gomes.
Rev. enferm. UERJ ; 23(1): 102-107, jan.-fev. 2015. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-762104
O estudo teve como objetivo descrever as ações realizadas pelos enfermeiros da atenção básica em Picos/Piauí voltadas ao acompanhamento do cliente com Hipertensão Arterial Sistêmica. Tratou-se de um estudo descritivo e de corte transversal, realizado com 26 enfermeiros atuantes na estratégia saúde da família, no período de agosto de 2010 a junho de 2011. Os dados foram coletados por meio de um questionário semiestruturado, construído com base em revisão de literatura, o qual foi validado com a utilização da técnica Delphi. Identificaram-se as características socioeconômicas e profissionais dos participantes, bem como as ações desenvolvidas na consulta de enfermagem ao hipertenso. Constatou-se deficiência na implementação do processo de enfermagem, assim como a necessidade de capacitação dos enfermeiros quanto à sua atuação na atenção primária, proporcionando um aperfeiçoamento da assistência a partir da reflexão sobre os aspectos contemplados na consulta de enfermagem à pessoa com hipertensão.
Biblioteca responsável: BR1366.1