Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Caracterização das vítimas de traumas por acidente com motocicleta internadas em um hospital público / Profile of trauma victims from motorcycle accidents assisted in a public hospital / Caracterización de las víctimas de traumas por accidente con motocicleta internas en un hospital público

Soares, Lorena Sousa; Sousa, Diêgo Afonso Cardoso Macêdo de; Machado, Ana Larissa Gomes; Silva, Grazielle Roberta Freitas da.
Rev. enferm. UERJ ; 23(1): 115-121, jan.-fev. 2015. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-762106
O principal objetivo deste trabalho foi caracterizar as vítimas de trauma por acidente com motocicletas. Trata-se de estudo quantitativo, descritivo, desenvolvido em um serviço de emergência na cidade de Picos (PI). A população constou de 80 vítimas, com dados coletados entre os meses de novembro/2010 a maio/2011, a partir da aplicação de um instrumento. Os resultados mostraram que, quanto à caracterização das vítimas, houve predominância do sexo masculino com 71 (88,8%) casos, 43 (53,8%) eram solteiros e 44 (55%) não possuíam renda financeira mensal. Quanto às características do acidente, 20(25%) no sábado, 60 (75%) diurnamente e 35 (43,8%) no trajeto para casa. De acordo com as variáveis de risco para o acidente, a maioria não possuía carteira nacional de habilitação e não utilizava capacete. Concluiu-se que a enfermagem pode realizar programas de prevenção e de promoção de saúde, para, assim, minimizar as repercussões para os indivíduos e para a sociedade.
Biblioteca responsável: BR1366.1