Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Prevalência de úlceras venosas e fatores associados entre adultos de um centro de saúde de Vitória da Conquista, BA / La prevalencia de las úlceras venosas y los factores asociados en adultos de un centro de salud en Vitória da Conquista, BA / Prevalence of venous ulcers and associated factors among adults of a health center in Vitória da Conquista, BA

Oliveira, Shirley Batista; Soares, Daniela Arruda; Pires, Patrícia da Silva.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 7(3): 2659-2669, jul.-set. 2015. tab, graf
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: lil-762240

Objetivo:

estimar a prevalência de úlceras venosas e identificar os fatores sociodemográficos, comportamentais, de saúde, características da ferida e tratamento associados entre indivíduos adultos atendidos em um Centro de Saúde de Vitória da Conquista – BA.

Método:

trata-se de um estudo transversal no qual foram estudados 42 indivíduos. As análises estatísticas foram feitas no Epi Info versão 3.5.3.

Resultados:

a prevalência de úlceras venosas foi de 83,3%, sendo maior no sexo feminino (95,5%). Os fatores que se mantiveram associados foram o sexo, morar acompanhado, diabetes, insuficiência venosa crônica, presença de dor, tempo de inicio da primeira úlcera e reincidência da ferida.

Conclusão:

os resultados sugerem a necessidade de novas pesquisas para melhorar os registros nacionais acerca das úlceras venosas e viabilizar estratégias que garantam uma melhor assistência à saúde baseada em evidências científicas e clínicas.
Biblioteca responsável: BR1208.1