Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Classificação de risco em pediatria: construção e validação de um guia para enfermeiros / Clasificación de riesgo en pediatría: construcción y validación de un guía para enfermeras / Risk classification in pediatrics: development and validation of a guide for nurses

Veras, Joelna Eline Gomes Lacerda Freitas; Joventino, Emanuella Silva; Coutinho, Janaina Fonseca Victor; Lima, Francisca Elisângela Teixeira; Rodrigues, Andressa Peripolli; Ximenes, Lorena Barbosa.
Rev. bras. enferm ; 68(5): 913-922, set.-out. 2015. tab, graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-763181
RESUMO

Objetivo:

construir e validar um guia abreviado do protocolo de Acolhimento com Classificação de Risco em pediatria.

Método:

estudo metodológico, desenvolvido em duas etapas elaboração do guia e validação aparente e de conteúdo. A elaboração baseou-se na estratificação do conteúdo do protocolo em cinco indicadores de risco, conforme a complexidade, sendo submetido à validação por nove juízes divididos em dois grupos docentes-pesquisadores e enfermeiros.

Resultados:

na validação aparente, os juízes consideraram os 25 itens do guia claros e compreensíveis com concordância acima de 70%. Na validação de conteúdo, 17 (68%) itens foram considerados relevantes por 88,9% dos juízes. Os oito itens considerados irrelevantes foram alterados conforme sugestões dos juízes, alcançando-se o Índice de Validade de Conteúdo global de 0,98.

Conclusão:

o estudo resultou num guia de classificação de risco pediátrico válido para avaliar a criança nos serviços de emergência.
Biblioteca responsável: BR1.1