Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Nurses' perceptions of the vulnerabilities to STD/AIDS in light of the process of adolescence / Percepciones de enfermeras de la vulnerabilidad a ETS/SIDA ante del proceso se entrar en la adolescência / Percepções de enfermeiros acerca das vulnerabilidades para DST/Aids diante das conexões do processo de adolescer

Silva, Ítalo Rodolfo; Gomes, Antonio Marcos Tosoli; Valadares, Glaucia Valente; Santos, Nereida Lúcia Palko dos; Silva, Thiago Privado da; Leite, Joséte Luzia.
Rev. gaúch. enferm ; 36(3): 72-78, July-Sept. 2015.
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: lil-763248

Objetivo:

conhecer a percepção de enfermeiros acerca das vulnerabilidades para as DST/Aids diante das conexões do processo de adolescer.

Método:

pesquisa qualitativa, com 15 enfermeiros, em um núcleo de estudos da saúde do adolescente de um hospital universitário do Rio de Janeiro/Brasil. Utilizou-se como referenciais teórico e metodológico, respectivamente, a Teoria da Complexidade e a Teoria Fundamentada nos Dados. Técnica de coleta de dados entrevistas semiestruturadas, realizadas de janeiro a agosto de 2012.

Resultados:

apresenta-se a categoria Percepção de enfermeiros acerca das vulnerabilidades para as DST/Aids diante das conexões do processo de adolescer e as subcategorias Riscos e incertezas do processo de adolescer caminhos para as DST/Aids; Complex-idade-adolescênciaampliando entendimentos a partir da percepção de enfermeiros.

Conclusão:

compreendendo a complexidade da adolescência, os enfermeiros desenvolvem estratégias para a redução de vulnerabilidades para as DST/Aids. Sinaliza-se a necessidade de investimento em ensino, assistência e gerenciamento do cuidado de enfermagem ao adolescente.
Biblioteca responsável: BR1.1