Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Prevenção do câncer de mama em mulheres atendidas em Unidade Básica de Saúde / Breast cancer prevention in women treated at Primary Care Unit

Arruda, Raquel Leda de; Teles, Edvane Dias; Machado, Natália Silva; Oliveira, Francisca Jacinta Feitoza de; Fontoura, Iolanda Graepp; Ferreira, Adriana Gomes Nogueira.
Rev Rene (Online) ; 16(2): 143-149, Mar-Abr.2015.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-767429
Descrever o perfil de mulheres atendidas em Unidade Básica de Saúde e identificar as atitudes relacionadas à detecção precoce do câncer de mama.

Métodos:

pesquisa exploratória e descritiva, realizada com 40 mulheres com idade acima de 20 anos, após a consulta de enfermagem.

Resultados:

evidenciaram que parcela das participantes possuía fatores de risco para o câncer de mama, principalmente menarca antes dos 12 anos 57% (n=23), em 70% (n=28) as mamas não foram examinadas no momento da consulta e 57,5% (n=23) informaram nunca o ter realizado. Sobre a realização do autoexame, 80% (n=32) das mulheres disseram saber fazer, dessas 65,5% afirmaram realizá-lo mensalmente, 12,5% nunca o ter realizado e 23% das mulheres acima de 40 anos não realizaram mamografia.

Conclusão:

destaca-se a necessidade do desenvolvimento de intervenções educativas efetivas direcionadas aos fatores de riscos e detecção precoce do câncer de mama nos serviços de saúde...
Biblioteca responsável: BR6.1