Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Giant condyloma acuminatum: report of surgical treatment and evolution of healing / Condiloma acuminado gigante: relato de tratamento cirúrgico e evolução da cicatrização

Costa, Mariana Takahashi Ferreira; Gomes, Aline da Silva; Santos, Poliana Brito dos; Martins, Renata Soares; Moura, Sara Ribeiro; Scota, Sayonara; Oliveira, Andreia Cristine Deneluz Schunck de; Gamba, Mônica Antar; Nadal, Sidney Roberto.
DST j. bras. doenças sex. transm ; 27(1-2): 48-53, 2015. ilus
Artigo em Inglês | SES-SP, LILACS | ID: lil-768559
O condiloma acuminado gigante, variante rara do condiloma acuminado anogenital, apresenta crescimento rápido associado a estados de imunodeficiência.Relatamos os resultados com os cuidados com a ferida operatória. Trata-se de homem de etnia negra, 55 anos, portador do vírus da imunodeficiência humana com condiloma acuminado acometendo desde as regiões inguinais até o sulco interglúteo, que foi ressecado permanecendo a ferida aberta para posterior enxertia. Os cuidados com essa ferida incluíram solução de polihexametileno biguanida/betaína, solução de ácidos graxos essenciais, hidrofibra/prata e película. Evoluiu com infecção secundária sendo a hidrofibra substituída por espuma de poliuretano/prata/ibuprofeno. Houve melhora da infecção e da dor, contração das bordas e presença de tecido de granulação em toda a lesão. Naquelas condições, o enxerto de pele foi realizado no 41º dia. A despeito dos possíveis vieses de confusão, pode-se inferir que esses cuidados prepararam o leito da ferida para receber o enxerto de pele.
Biblioteca responsável: BR1.1