Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Impact of actions of food and nutrition education program in a population of adolescents / Impacto das ações de um programa de educação alimentar e nutricional em uma população de adolescentes

Baldasso, Juliana Garcia; Galante, Andréa Polo; Ganen, Aline de Piano.
Rev. Nutr. (Online) ; 29(1): 65-75, Jan.-Feb. 2016. tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-771129
RESUMO

Objetivo:

Avaliar as mudanças no consumo alimentar após aplicação de um programa de educação alimentar e nutricional com adolescentes de uma instituição do terceiro setor.

Métodos:

Cinquenta e quatro adolescentes com idade entre 16 e 19 anos, de baixo nível socioeconômico, matriculados em uma organização não governamental de São Paulo foram submetidos à intervenção nutricional de seis meses, que consistiu de seis encontros com nutricionistas e ações estratégicas de comunicação e relacionamento. Massa corporal, estatura, índice de massa corporal, questionário sobre conhecimento de nutrição e práticas alimentares, recordatório de 24 horas e qualidade da dieta pelo Índice de Qualidade da Dieta associado ao Guia Alimentar Digital foram avaliados no início e no final da intervenção. Considerou-se como melhora no padrão alimentar o aumento de no mínimo cinco pontos no Índice de Qualidade da Dieta associado ao Guia Alimentar Digital.

Resultados:

Observaram-se maior conhecimento sobre as informações disponibilizadas no rótulo dos alimentos e melhora no padrão da dieta de 33% dos alunos durante a semana e 37% aos finais de semana. Verificou-se aumento na ingestão de alimentos dos grupos leguminosas, leites e derivados, frutas e hortaliças (componentes de adequação). Entretanto, houve baixa ingestão de oleaginosas e cereais integrais e elevada ingestão dos componentes de moderação.

Conclusão:

O programa promoveu melhoras no padrão alimentar dos adolescentes, tornando-se um método viável, de baixo custo e aplicável para a prevenção de doenças e melhoria da qualidade de vida e da saúde. Além disso, o Índice de Qualidade da Dieta associado ao Guia Alimentar Digital mostrou ser uma boa ferramenta nutricional para avaliar mudanças no consumo alimentar e nortear futuras orientações e ações de intervenção nutricional nessa população.
Biblioteca responsável: BR13.3