Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perfil sociodemográfico e reprodutivo de mulheres com história de aborto / Sociodemographic and reproductive profile of women with abortion history / Perfil sociodemográfico y reproductivo de mujeres con historia de aborto

Almeida, Millani Souza de; Coelho, Edméia de Almeida Cardoso; Sobral, Priscylla Helena Alencar Falcão; Castro, Luana Stela de Araújo.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-771229
O aborto é frequente, sobretudo em contextos que restringem escolhas reprodutivas livres e informadas. Objetivou--se descrever o perfil sociodemográfico e reprodutivo de mulheres grávidas que referem história de aborto outentativa de abortamento na gravidez atual em área de cobertura da ESF. Estudo descritivo, transversal, realizadocom 191 gestantes. Realizadas análises descritivas mediante uso de tabelas bivariadas. Nos dois grupos, 23,7%relataram aborto e 9% tentaram abortar na gestação atual. Destacaram-se mulheres com 20 anos e mais, casadas/união estável, pardas, católicas/sem religião, menos escolarizadas e donas de casa; sexarca anterior aos 20 anos,três ou mais filhos/as, com gravidez não planejada e sem uso de contraceptivo. Concluiu-se que as mulheresparticipantes da pesquisa apresentaram vulnerabilidade social e econômica que limita o acesso a informações e ameios contraceptivos e amplia a exposição à gravidez não planejada, ao aborto e às suas consequências.
Biblioteca responsável: BR342.1