Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A escola de formação em saúde da família Visconde Sabóia: narrativas que resgatam uma história / The training school in family health care Visconde Sabóia: narratives that recover a story

Saraiva, Maria José Galdino; Oliveira, Eliany Nazaré; Dias, Maria Socorro de Araújo; Silva, Lielma Carla Chagas da; Carneiro, Cleide.
ABCS health sci ; 40(3): 197-202, set.-dez. 2015.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-771396

INTRODUÇÃO:

A institucionalização do Sistema Único de Saúde (SUS) trouxe inovações no campo da formação e gestão, promovendo melhoria na qualificação dos trabalhadores. Para atender a esta demanda foram instituídas as Escolas Técnicas do SUS que se propõem a realizar esta atividade em consonância com as necessidades das instituições de saúde e da Reforma Sanitária.

OBJETIVO:

Sabendo da importância dos centros formadores, objetivou-se descrever as narrativas presentes no cenário da Educação na Saúde acerca da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia (EFSFVS).

MÉTODOS:

O estudo utiliza abordagem qualitativa de caráter exploratório-descritivo favorecendo a exploração da gênese da EFSFVS. A análise do estudo compreendeu o período de 2001 a 2012, palmilhando a exploração da história oral e documentos, tendo como sujeitos dez memorialistas com seus relatos oral, através de entrevistas, complementados pela análise documental.

RESULTADOS:

Identificou-se um fosso de registros sistematizados da História da Instituição possibilitando um possível esquecimento da memória carecendo de estudos que possam contribuir na uniformização e concentração das informações e a relação dialógica da EFSFVS com os segmentos que compõem o quadrilátero da Saúde. Outra evidência foi a existência de uma intensa relação entre a EFSFVS e o Controle Social, como reuniões, participação em conferências e processos formativos tendo como público alvo os conselheiros.

CONCLUSÃO:

A EFSFVS teve sua criação e implantação a partir da necessidade de formação e educação permanente para os trabalhadores e desde então vem contribuindo na qualificação profissional, com algumas limitações referentes a documentações que possam relatar sua história.
Biblioteca responsável: BR1342.1
Localização: BR1342.1