Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Conhecimento das famílias de crianças e adolescentes com malformação neural acerca dos seus direitos em saúde / Families' knowledge about children and adolescents with neural malformation about their rights in health / Conocimiento de las familias de niños y adolescentes con malformación neuronal sobre sus derechosen materia de salud

Figueiredo, Sarah Vieira; Gomes, Ilvana Lima Verde; Queiroz, Maria Veraci Oliveira; Mota, Déborah Danna da Silveira; Sousa, Ana Carla Carvalho de; Vasconcelos, Cristiany Macêdo Peixoto.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 19(4): 671-678, out.-dez. 2015.
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: lil-772013

Objetivo:

Compreender o conhecimento das famílias de crianças e adolescentes com mielomeningocele sobre os seus direitos em saúde e identificar como tem ocorrido o processo de orientação acerca das políticas públicas de saúde.

Métodos:

Estudo qualitativo, realizado em hospital de referência pediátrica no Ceará, onde desenvolveram-se entrevistas semiestruturadas com 15 famílias, de setembro de 2013 a fevereiro de 2014. Os dados foram submetidos à análise categorial temática.

Resultados:

As famílias possuíam pouca informação acerca dos direitos de seus filhos, aspecto que esteve relacionado às lacunas existentes na orientação dos familiares por parte dos profissionais de saúde. Esse desconhecimento repercutiu em dificuldades econômicas, devido aos altos custos com os insumos necessários no cotidiano.

Conclusão:

Conclui-se ser necessário investir na formação dos profissionais, favorecendo a sua aquisição de competências para atuar junto às famílias, de modo a contribuir para a sua apreensão de conhecimentos e autonomia.
Biblioteca responsável: BR442.1