Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Repercussões no cotidiano dos pacientes pós-transplante cardíaco / Repercussions on the daily living of post-heart transplantation patients

Vasconcelos, Alina Gonçalves de; Pessoa, Vera Lúcia Mendes de Paula; Menezes, Francisco Wagner Pereira; Florêncio, Raquel Sampaio; Frota, Marília Ximenes Freitas.
Acta paul. enferm ; 28(6): 573-579, dez. 2015.
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: lil-773423
Objetivo Conhecer as repercussões no cotidiano de pacientes submetidos a transplante cardíaco. Métodos Trata-se de estudo descritivo, qualitativo, conduzido em um centro de transplantes do nordeste brasileiro. Nove pacientes submetidos ao transplante cardíaco participaram do estudo, tendo sido utilizada para coleta dos dados a técnica de grupo focal, facilitada em quatro reuniões. Os recortes de suas falas resultaram em duas categorias temáticas ser transplantado cardíaco - o antes e o depois; e sentimentos e percepções sobre o transplante cardíaco. Resultados A pessoa submetida ao transplante identificou as modificações positivas obtidas após o procedimento, porém ressentiu-se com as inúmeras proibições, com interferência direta em seu cotidiano; as limitações decorrentes do transplante ganharam destaque e não permitiram que os pacientes se sentissem realmente curados. Conclusão Os participantes reconheceram o transplante cardíaco como uma solução para seus sintomas clínicos, contudo, com significativa perda de autonomia, obrigando-os a um intenso esforço adaptativo.
Biblioteca responsável: BR1.2