Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Comparação do autocuidado entre usuários com hipertensão de serviços da atenção à saúde primária e secundária / Self-care comparison of hypertensive patients in primary and secondary health care services

Mendes, Cláudia Rayanna Silva; Souza, Thais Lima Vieira de; Felipe, Gilvan Ferreira; Lima, Francisca Elisângela Teixeira; Miranda, Maira Di Ciero.
Acta paul. enferm ; 28(6): 580-586, dez. 2015. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: lil-773426
Objetivo Comparar o autocuidado realizado pelos usuários com hipertensão acompanhados na Atenção Primária e Secundária de saúde. Métodos Estudo transversal com 189 usuários com hipertensão arterial, em uma Unidade Básica de Saúde e em um centro integrado de diabetes e hipertensão de Fortaleza-CE, de março a junho e setembro a novembro de 2013. Realizou-se entrevista com roteiro fundamentado na Teoria do Autocuidado de Orem. Para análise estatística, utilizou-se distribuição porcentual e teste qui quadrado. Resultados Ingesta hídrica adequada (77,6%), comparecimento às consultas de enfermagem (88,0%) e modificações no estilo de vida (54,3%) apresentaram melhores resultados nos usuários acompanhados na Atenção Primária. Consumo adequado de sal (100,0%) e abstinência de bebidas alcoólicas (88,7%) mostraram-se mais presentes nos usuários acompanhados na Atenção Secundária. Conclusão Tanto os usuários com hipertensão da Atenção Primária como da secundária apresentaram demanda de autocuidado, sem diferença significativa.
Biblioteca responsável: BR1.2