Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Hearing performance and voice acoustics of cochlear implanted children / Desempenho auditivo e acústica da voz de crianças com implante coclear

Coelho, Ana Cristina; Brasolotto, Alcione Ghedino; Bevilacqua, Maria Cecília; Moret, Adriane Lima Mortari; Bahmad Júnior, Fayez.
Braz. j. otorhinolaryngol. (Impr.) ; 82(1): 70-75, Jan.-Feb. 2016. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-775707
RESUMO

INTRODUÇÃO:

A voz do indivíduo com deficiência auditiva tem sido amplamente caracterizada, estando comprometida em termos de tipo de voz, articulação e ressonância, sendo que o conhecimento dos aspectos que possam ter impacto nas características vocais de usuários de implante coclear é de suma importância para os usuários e profissionais da área.

OBJETIVO:

Verificar a existência de correlação entre idade, tempo de uso, limiar de detecção de voz, escore da categoria de audição e escore da categoria de linguagem com dados acústicos de vozes de crianças com implante coclear.

MÉTODO:

Estudo retrospectivo. Participaram 51 crianças usuárias de implante coclear com idade de 3-5 anos e 11 meses. Foi realizada análise acústica da vogal sustentada/a/, fala encadeada e conversa espontânea. Os resultados foram correlacionados com dados demográficos e resultados de testes auditivos.

RESULTADOS:

Crianças com pior desempenho no teste de detecção de voz apresentam voz mais aguda na vogal sustentada ( p ≤ 0,001) e na conversa espontânea ( p ≤ 0,005).

CONCLUSÃO:

Houve correlação entre os limiares de detecção de voz e os valores de frequência na vogal sustentada e conversa espontânea na população estudada.
Biblioteca responsável: BR1.1