Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Projeto terapêutico em saúde mental: práticas e processos nas dimensões constituintes da atenção psicossocial / Therapeutic design in mental health: practices and procedures in dimensions constituents of psychosocial care / Proyecto terapéutico en salud mental: práctica y procesos en las dimensiones componentes de la atención psicosocial

Vasconcelos, Mardênia Gomes Ferreira; Jorge, Maria Salete Bessa; Catrib, Ana Maria Fontenelle; Bezerra, Indara Cavalcante; Franco, Túlio Batista.
Interface comun. saúde educ ; 20(57): 313-323, abr.-jun. 2016.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-775790
Objetivou-se compreender o cuidado psicossocial, tendo como analisador o projeto terapêutico dos usuários, a partir das narrativas de profissionais dos serviços. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, embasada na Hermenêutica. As narrativas contextualizam um cenário marcado pelas dimensões epistemológica e técnico-assistencial da atenção psicossocial. O projeto terapêutico descaracteriza-se de sua concepção abrangente, de processo dinâmico, para ser concretizado a partir de um trabalho fragmentado pela especialização. A pesquisa provocou um movimento de reflexão dos profissionais, a partir da problematização de projetos terapêuticos, abrindo caminhos para a reformulação das ações da equipe, numa proposta de trabalho da equipe interdisciplinar. Foi evidente a escassez de discussões que considerassem o protagonismo dos usuários e da família na construção do projeto terapêutico, revelando, assim, a fragilidade das ações de cuidado psicossocial nas dimensões que consideram a participação e construção de cidadania.
Biblioteca responsável: BR33.1