Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Repercussões da clownterapia no processo de hospitalização da criança / Repercusiones de la clownterapia en proceso de hospitalización de niño / Effects of clown therapy in the child's hospitalization process

Martins, Álissan Karine Lima; Silva, Rogéria Gomes da; Fernandes, Cláudia Maria; Souza, Ângela Maria Alves e; Vieira, Neiva Francenely Cunha.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 8(1): 3968-3978, jan.-mar. 2016.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: lil-776208

Objetivo:

Analisar as repercussões da Clownterapia no processo de hospitalização da criança.

Método:

Estudo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa, desenvolvido no período de agosto a setembro de 2012 junto à equipe de Enfermagem de hospital pediátrico do município de Cajazeiras, PB.

Resultados:

Os principais problemas inerentes ao processo de hospitalização da criança, na ótica dos profissionais de enfermagem, consistiram na mudança do ambiente natural da criança e no tempo de permanência no hospital. Dentre as modificações dadas a partir da Clownterapia, notou-se a formação espontânea de vínculos entre a equipe de enfermagem, as crianças e seus respectivos responsáveis, facilitando a compreensão e colaboração destes em todas as etapas do cuidar.

Conclusão:

A Clownterapia mostra-se como facilitadora das práticas específicas da enfermagem no aspecto individual e coletivo das crianças hospitalizadas, trazendo a perspectiva de promoção da saúde para estes sujeitos.
Biblioteca responsável: BR1208.1