Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

PREVENTION AND TREATMENT OF MUCOSITIS AT AN ONCOLOGY OUTPATIENT CLINIC: A COLLECTIVE CONSTRUCTION / PREVENCIÓN Y TRATAMIENTO DE LA MUCOSITIS EN AMBULATORIO DE ONCOLOGÍA: UNA CONSTRUCCIÓN COLECTIVA / PREVENÇÃO E TRATAMENTO DA MUCOSITE EM AMBULATÓRIO DE ONCOLOGIA: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA

Lopes, Lívia Dantas; Rodrigues, Andrea Bezerra; Brasil, Débora Rabelo Magalhães; Moreira, Maysa Mayran Chaves; Amaral, Juliana Gimenez; Oliveira, Patrícia Peres de.
Texto & contexto enferm ; 25(1): e2060014, 2016. tab, graf
Artigo em Inglês | BDENF, LILACS | ID: lil-777476
Objetivou-se elaborar um protocolo assistencial de enfermagem para prevenção e tratamento da mucosite induzida por quimioterapia em um ambulatório de um Centro de Alta Complexidade em Oncologia. Pesquisa qualitativa do tipo Convergente-Assistencial. A construção do protocolo foi norteada pelos critérios da Prática Baseada em Evidências. A coleta de dados foi realizada no período de janeiro a junho de 2013 em duas etapas. Inicialmente, foram coletados dados nos prontuários dos clientes, com a finalidade de conhecer dados sociodemográficos e terapêuticos e intervenções de enfermagem realizadas para prevenção, detecção e tratamento da mucosite. Após essa primeira etapa, procedeu-se à realização de oficinas com as enfermeiras, com vistas à validação dos recursos materiais e humanos disponíveis, além dos cuidados viáveis para compor o protocolo. Emergiram cuidados relacionados à higiene oral, enxágue bucal, crioterapia, terapia a laser e intervenções relacionadas ao âmbito nutricional. A implementação desse protocolo de cuidados padronizou estratégias de cuidado.
Biblioteca responsável: BR17.1