Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Carreira nas organizações: revisão da produção brasileira no âmbito do microcomportamento organizacional / Careers in organizations: a review of the brazilian literature in the micro-organizational behavior field / Carrera en las organizaciones: revisión de la producción brasileña en el microcomportamiento organizacional

Vasconcellos, Vinicius Carvalho; Borges-Andrade, Jairo Eduardo; Porto, Juliana Barreiros; Fonseca, Ana Márcia de Oliveira.
Rev. psicol. organ. trab ; 16(1): 73-87, mar. 2016. ilus, tab
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: lil-778213
Esta revisão analisa, de forma sistemática, artigos sobre carreira na perspectiva do microcomportamento organizacional. A pesquisa se centrou em artigos fundamentados em pesquisa empírica e divulgados até junho de 2012 nas bases de dados SciELO Brasil e PePSIC. Foram utilizadas aproximadamente duas dezenas de termos de busca para recuperação dos artigos, tais como carreira, trajetória profissional e percurso profissional. A aplicação desses critérios de busca contabilizou 60 artigos, os quais foram analisados com base em procedimentos utilizados em três revisões anteriores no âmbito do microcomportamento organizacional. Assim, as categorias temáticas de carreira presentes nesses artigos e os dados sobre autoria, ano e veículos de publicação foram investigados. Diversos elementos referentes ao método utilizado, como instrumentos e amostras, foram igualmente sistematizados. Os resultados apontam a trajetória profissional pregressa como a categoria mais frequente na amostra (32% do total). A revisão também indica crescimento recente no número de publicações e considerável alinhamento entre esses artigos sobre carreira e a área de microcomportamento organizacional em geral. Entretanto, nos estudos sobre carreira foi detectado menor esforço de validação de instrumentos. Com base nesse levantamento, o artigo discute a inserção da temática da carreira no campo do microcomportamento organizacional e como os estudos orientados para o passado, presente ou futuro da carreira se apresentam nessa literatura. Por fim, propõe uma agenda de investigação sobre carreira nas organizações.
Biblioteca responsável: BR85.1