Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perfil clínico e epidemiológico de pacientes em reação hansênica / Perfil clínico y epidemiológico de pacientes con reacción de lepra / Clinical and epidemiological profile of patients with leprosy-related reactions

Queiroz, Tatiane Aparecida; Carvalho, Francisca Patrícia Barreto de; Simpson, Clélia Albino; Fernandes, Amélia Carolina Lopes; Figueirêdo, Débora Lúcia de Araújo; Knackfuss, Maria Irany.
Rev. gaúch. enferm ; 36(spe): 185-191, 2015.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-778469
RESUMO Objetivo Identificar o perfil clínico e epidemiológico de pacientes em tratamento para reações hansênicas. Método Estudo quantitativo, descritivo, transversal, realizado entre outubro de 2013 e abril de 2014, com 61 usuários, em um centro de referência de um estado nordestino. Os testes estatísticos utilizados consideraram um nível de significância de 0,05. Resultados Predominou o sexo masculino (57,38%), com baixa renda familiar (50,82%) e ensino fundamental incompleto (75,41%). No diagnóstico, 52,45% já apresentava algum grau de incapacidade física. Houve associações entre a forma clínica e o momento de manifestação das reações (p= 0,034). A análise de resíduos apontou que a forma neural pura associa-se às reações antes do tratamento e a dimorfa associa-se às reações durante o tratamento. Conclusão A divulgação do quadro clínico da forma neural pura e a detecção precoce dos casos contribuiriam fortemente para a promoção da saúde da população, possibilitando o cumprimento do objetivo de erradicar a Hanseníase.
Biblioteca responsável: BR1.1